Waldez Ludwig

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Usar iPads e outros gadgets dentro de avião é perigoso, diz especialista



Fonte: O Globo

Usar iPads, iPhones e Blackberrys, entre outros dispositivos eletrônicos portáteis, ainda pode ser
muito perigoso dentro de um avião. Segundo Dave Carson, copresidente de um conselho federal nos EUA que trata do assunto, a interferência dos portáteis pode atrapalhar delicados sensores na fuselagem, que ficam ocultos na área de passageiros.

O especialista afirma que os aparelhos podem afetar sensores importantes, como o utilizado pelos aviões para aterrissar em segurança em condições climáticas adversas. "Se o sinal de um celular atingir o sensor de determinado modo, pode interferir de fato", disse Carson.
Testes feitos por Carson com iPhones e Blackberrys mostraram que o sinal deles estava além dos limites tolerados pelas companhias, mas o do iPad era ainda mais forte e representava um perigo maior.
"Os sensores poderiam ser afetados de tal maneira que, se o o piloto estivesse à direita da pista de pouso, o painel na cabine mostraria a posição do avião à esquerda", alertou Carson. "Ou o sinal deles poderia ser simplesmente apagado, deixando o piloto sem noção de localização".
Outros especialistas creem que, se os sensores da aeronave estiverem bem isolados, não haverá perigo de interferência. Mas Carson fez questão de levar jornalistas da rede ABC de televisão para conferir a interferência numa cabine de teste da Boeing, onde trabalha. Ele e outros engenheiros da empresa dizem que o maior risco está em aviões antigos, não tão bem protegidos contra o sinal dos novos equipamentos.

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Sem tripulação, voos são cancelados para sedes da Copa América


RODRIGO BUENO
ENVIADO ESPECIAL A BUENOS AIRES


Uma nova ameaça afeta os voos durante a Copa América, na Argentina. Se as cinzas do vulcão chileno geraram preocupação na Conmebol, agora a realidade é bem diferente. Vários embarques da Aerolineas Argentinas foram cancelados, e muitos para cidades-sedes da competição continental.

A Folha viajaria às 16h40 para Santa Fe, onde acontecerá nesta quarta-feira o duelo entre Argentina e Colômbia, pelo Grupo A. O voo foi cancelado. Passageiros foram informados por funcionários da companhia que não havia tripulação. Ninguém confirmou greve, mas, pelo número de voos cancelados, alguns internacionais (Montevidéu, por exemplo), isso era algo comentado no Aeroparque de Buenos Aires.

A Aerolineas Argentinas pagou apenas um táxi para a reportagem ir até a rodoviária. De lá, saem ônibus para Santa Fe, uma viagem de cerca de seis horas por preço aproximado de 200 pesos. A companhia aérea disse que não reembolsará o valor.

A seleção da Argentina viajou no começo da tarde em voo fretado, pois treinaria no final da tarde. Os jornalistas e os torcedores, no entanto, estão sendo afetados durante o torneio.
Azul pede autorização para voo entre Campinas e Sinop
EQUIPE AE - Agencia Estado

SÃO PAULO - A Azul Linhas Aéreas Brasileiras anunciou hoje que pediu autorização à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para inclusão da cidade de Sinop (MT) como novo destino em sua malha. Os voos seriam realizados entre o Aeroporto Municipal Presidente João Figueiredo, em Sinop, e o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, no interior de São Paulo, com os jatos Embraer 190 e 195.

Se o pedido for aprovado, Sinop ganhará uma frequência a partir de 15 de setembro, com operações seis vezes por semana (domingo a sexta-feira), com saídas às 00h30 e chegada a Campinas às 05h03. Já no sentido oposto, o voo será noturno, saindo de Viracopos por volta das 22h e com chegada às 23h59 em Sinop, com breve parada em Cuiabá. Os horários e locais estão sujeitos à aprovação.