Waldez Ludwig

sexta-feira, 23 de abril de 2010

O sálario do conselho é "apenas" 8.266.600,00 para seis membros, Veja quem são eles!!

Caros leitores;

o trecho que segue abaixo é cópia integral de partes da ata de nomeação do conselho administrador da petrobras. Veja como nosso política é honesta e sustentável, colocando uma empresa estatal a serviço de interesses pessoais.
O que mais me espanta é não ter observado nenhum "alarme" pela mídia.
Lei na integra ata através do link no título.
Aguardo comentários.

ATA DA ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA
DA PETRÓLEO BRASILEIRO S.A. - PETROBRAS,
REALIZADA EM 8 DE ABRIL DE 2009
(Lavrada sob a forma de sumário, conforme facultado pelo parágrafo primeiro do artigo 130 da Lei no
6.404, de 15 de dezembro de 1976)
COMPANHIA ABERTA
CNPJ no 33.000.167/0001-01
NIRE no 33300032061I. Relatório da Administração e Demonstrações Contábeis acompanhadas de Parecer do Conselho
Fiscal, relativos ao exercício social encerrado em 31 de dezembro de 2008;
II. Orçamento de Capital relativo ao exercício de 2009;
III. Destinação do resultado do exercício de 2008;
IV. Eleição dos membros do Conselho de Administração;
V. Eleição do Presidente do Conselho de Administração;
VI. Eleição dos membros do Conselho Fiscal e respectivos suplentes;
VII. Fixação da remuneração dos administradores, inclusive da sua participação nos lucros, na forma
dos artigos 41 e 56 do Estatuto Social, bem como dos membros titulares do Conselho Fiscal.

Foram reeleitos como membros do Conselho de Administração da Companhia, na forma do voto
da União, com mandato de 1 (um) ano, permitida a reeleição, a Senhora Dilma Vana Rousseff, brasileira,
natural da cidade de Belo Horizonte (MG), divorciada e economista e os Senhores Guido Mantega,
brasileiro, natural de Gênova, Itália, casado e economista; Silas Rondeau Cavalcante Silva, brasileiro,
natural da cidade de Barra da Corda (MA), casado e engenheiro; José Sergio Gabrielli de Azevedo,
brasileiro, natural da cidade de Salvador (BA), divorciado e economista; Francisco Roberto de
Albuquerque, brasileiro, natural da cidade de São Paulo, casado e General de Exército Reformado; e
Luciano Galvão Coutinho, brasileiro, natural da cidade de Recife (PE), divorciado e economista.

Item VII: Pelo voto da maioria dos acionistas presentes, em conformidade com o voto da representante da
União, foi aprovada a fixação da remuneração global a ser paga aos administradores da Petrobras em
R$8.266.600,00 (oito milhões, duzentos e sessenta e seis mil e seiscentos reais), no período
compreendido entre abril de 2009 e março de 2010, aí incluídos: honorários mensais, gratificação de
férias, gratificação natalina (13º salário), participação nos lucros e resultados; passagens aéreas,
previdência privada complementar, e auxílio moradia, nos termos do Decreto nº 3.255, de 19.11.1999,
mantendo-se os honorários no mesmo valor nominal praticado no mês precedente à AGO de 2009,
vedado expressamente o repasse aos respectivos honorários de quaisquer benefícios que, eventualmente,
vierem a ser concedidos aos empregados da empresa, por ocasião da formalização do Acordo Coletivo de
Trabalho – ACT na sua respectiva data-base de 2009.

Falta de pilotos pode travar setor aéreo em dois anos


Número de formandos não acompanha o crescimento estimado para aviação brasileira

Letícia Casado

AEFoto por AE
Vai faltar piloto em dois ou três anos, diz presidente da Azul

Há tempos o país enfrenta dificuldades para recrutar pilotos de aviões comerciais, devido ao número reduzido de pessoas que se profissionalizam para exercer esta tarefa. Com o crescimento projetado para o turismo do Brasil, que está às vésperas de sediar uma Copa do Mundo e uma Olimpíada, o setor aéreo tende a entrar em colapso em, no máximo, três anos.

Entre 2007 e 2009, a média de licenciamento de novos pilotos comerciais de linhas aéreas foi de 373 profissionais por ano. Esse número é suficiente para atender apenas 62 novas aeronaves, de acordo com especialistas ouvidos pelo R7. TAM, Gol e Azul, juntas, absorveriam pelo menos 70% desse total, considerando o número de aviões que elas compram a cada ano.

Isso porque é preciso ter 12 pilotos por avião em uso no país, para que se formem seis duplas por aeronave, entre piloto e copiloto. Esse arranjo é necessário porque ambas as categorias profissionais têm limites de horas para voar.

Nesse cenário, sobraria menos de um terço dos formandos para atender todo o restante do mercado, que inclui as outras empresas que precisam repor seus quadros devido à aposentadoria de seus pilotos, companhias aéreas internacionais e novatas como Webjet e OceanAir.

O número é considerado “irrisório” pelo diretor de relações institucionais da Azul, Adalberto Febeliano.

- Vai faltar piloto daqui a dois ou três anos. Não tem piloto para mais ninguém.

Custo caro afasta interessados

Um dos principais empecilhos para quem quer ser piloto é o preço do curso. A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) informa que o investimento necessário para este tipo de formação vai de R$ 14 mil a R$ 70 mil.

O superintendente de capacitação e desenvolvimento da agência, Sidney Nogueira, afirma que formar um piloto é certamente o processo que mais exige investimento financeiro de um aspirante à profissão.

- Sem contar que o candidato também precisa reunir outras habilidades e características bem específicas, como ter boa visão, boa audição e reflexos apurados. Por isso é que esta é provavelmente a área da aviação civil em que a oferta de profissionais é mais escassa.

Graziella Baggio, presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), conta que realmente as vagas mais procuradas são de pilotos e de comissários. O problema, segundo ela, é que os cursos são “extremamente caros e longos”.