Waldez Ludwig

terça-feira, 17 de março de 2009

Jovem Piloto Itaunense Sobrevoa a Cidade


No último dia 7 de março, caso você tenha olhado para o céu que armava chuva, você pode ter visto uma aeronave monomotora de pequeno porte sobrevoando as barrancas do São João. Era um pouco após o almoço de sábado que o jovem itaunense Bernardo Corradi Nogueira ao comando do Cesna 152 da escola de aeronáutica-EJ sediada em Jundiaí a poucos quilômetros da cidade de São Paulo aonde ele realiza os estudos de Piloto Comercial no Aeroclube de São Paulo.
O sobrevoo durou cerca de 20 minutos devido às condições do tempo, qual já não mais favorecia um voo visual, modalidade de voo para pilotos privados, ou como todos dizem “brevetado”.
Bernardo além de realizar o voo teve a oportunidade de registrar os momentos com belas imagens de Itaúna através das lentes de sua câmera. O jovem se diz satisfeito com a experiência, porém quer mais para cidade; “Itaúna tem uma localização estratégica diante das possibilidades de ligações de aerovias” . É importante salientar a exemplo do Rio de Janeiro e São Paulo, Belo Horizonte é uma área com um fluxo crescente de aeronaves, o qual denomina Terminal Belo Horizonte e agora com a implantação de corredores visuais.(“rodovias aéreas”) Uma das entradas (Portão) é justamente em Itaúna, o que com isso torna rota obrigatória a passagem de aeronaves por Itaúna. Ele também frisa a oportunidade do mercado municipal; “O mercado nas capitais tem a tendência de buscar cidades próximas para sediar a aviação geral devido a alta demanda das companhias e táxis aéreos nas grandes metrópoles.”
Desta forma o jovem vislumbra o potencial de Itaúna de acolher este mercado, que mesmo com a crise não estagnou e os dados mostram uma crescente expansão. Os benefícios e oportunidades de investimento de grande escala tem como fator atrativo cidades dotadas de inúmeras facilidades de transporte, o que com certeza a infraestrutura aeroviária é uma porta certa de entradas de grandes benfeitorias aos cidadãos itaunense.
Um dos sonhos do nosso aeronauta é poder em breve pousar em solo itaunense no qual sabemos que dotamos de uma área para tal fim, porém falta investimento dos empresários e empresas da cidade. Os quais beneficiariam muito se tiverem um olhar mais visionário diante da infinidade de benefícios que vão desde a criação de empregos a uma mão de obra especializada, podendo abrir portas para cursos como Ciências da Aeronáutica ao intercâmbio direto com turismo e novos investidores que estarão ganhando tempo com hangares e uma pista estratégica no cenário nacional.
Dentre as fotos tiradas de Itaúna algumas foram em homenagem a sua família e um presente em especial da vista panorâmica para todos aos leitores do jornal Gazeta.
Com todos esses prós o jovem Bernardo levanta a bandeira mais uma vez em prol da cidade e para melhoria de vida de todos que aqui moram e amam esta cidade com grandes personalidades e um povo com sede de voltar a ser exemplo no nosso estado.