Waldez Ludwig

sábado, 1 de maio de 2010

Jovem Pan: Brasília é cidade a se construir, diz professor


O chefe do Departamento de História da UnB, José Otávio Nogueira Guimarães, fez um resumo sobre a trajetória de Brasília, que completa 50 anos nesta quarta-feira. Em entrevista à Jovem Pan, o professor lembra que a cidade foi pensada e idealizada em um momento importante no país, quando se dava um passo grande para sua modernização.

“Brasília foi uma grande ideia e que continua em curso, continua inacabada. É um canteiro em construção. Sou daqueles que pensa que Brasília foi uma boa ideia. Tenho essa tese de que a dívida externa para a construção da cidade não foi determinante para a economia do Brasil, nem tenha causado grandes estragos”, ressaltou, lembrando que a capital federal ainda é uma “cidade a se construir”.

José Otávio Nogueira Guimarães também comentou que a corrupção não é típica de Brasília. “É preciso mudar a ideia de que a cidade idealizada por Juscelino Kubitschek é a capital da corrupção. Provavelmente as práticas de corrupção aconteceram quando a capital era no Rio de Janeiro e Salvador. Acho que a corrupção não está em Brasília. É um problema endêmico e tem a ver com nossas elites políticas, que não são necessariamente de Brasília”, reiterou.

Ouça a entrevista de José Otávio Nogueira Guimarães concedida a Anchieta Filho no Jornal da Manhã.

Nenhum comentário: