Waldez Ludwig

sábado, 28 de novembro de 2009

Comissões discutem obras em aeroportos para 2014 e 2016

As comissões de Turismo e Desporto; de Desenvolvimento Urbano e de Viação e Transportes realizam audiência pública nesta terça-feira (24) para discutir a atual situação dos aeroportos brasileiros e as estratégias para cumprir as metas de ampliação assumidas pelo Brasil com a Federação Internacional de Futebol e ao Comitê Olímpico Internacional para a Copa de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.

O debate foi proposto pelos deputados Lupércio Ramos (PMDB-AM) e Eduardo Sciarra (DEM-PR). Ramos cita como exemplo o aeroporto internacional do Rio de Janeiro que "apresenta graves problemas de manutenção, infra-estrutura e segurança". Ele lembra que, entre outras mudanças estruturais a serem feitas, estão o aumento do número de fingers (corredores suspensos que permitem o acesso dos passageiros às aeronaves), do número de esteiras de bagagens e de pontes de embarque.

A situação de deficiência, segundo ele, praticamente se repete em todos os aeroportos brasileiros, especialmente nas capitais que sediarão os jogos da Copa do Mundo de 2014. Em Manaus, o Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, segundo o deputado, necessita urgentemente de obras de modernização e ampliação, seja para terminais de passageiros, seja para construção de estacionamentos cobertos, separação física com pisos diferentes para embarque e desembarque, novos elevadores e escadas rolantes, entre outros. Foram convidados para o debate o presidente da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Murilo Marques Barboza; o superintendente de Infraestrutura Aeroportuária da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Rodrigo Ferreira Oliveira; o presidente do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias, José Marcio Mollo; e o diretor-geral do Espaço Aéreo do Comando da Aeronáutica, Ramon Borges Cardoso.

Fonte: Câmara dos Deputados

Nenhum comentário: